Na #aula03, com a presença dos professores Pedro Amado e Ivo, procedemos às seguintes actividades:
- discussão do nosso conceito a desenvolver com os professores em aula.
- mockups gráficos de possíveis interfaces.
Na segunda aula de projeto, o grupo centrou o seu trabalho no levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais.
Numa primeira fase procurámos perceber se das possíveis plataformas móveis disponíveis, IOS, Android e Windows Phone, havia garantia ao nível da viabilidade técnica de alguns dos requisitos não funcionais já definidos, e tidos como obrigatórios, tais como "push notifications", uma vez que pretendemos que os utilizadores recebam as dicas de forma automática. Chegámos à conclusão que, as três plataformas móveis acima mencionadas, permitem esta funcionalidade indispensável no nosso projeto. No entanto, o grupo pretende esperar até ao encontro de orientação com o professor Licínio para discutir, e por fim escolher o sistema operativo a trabalhar.
Foi-nos proposto, pelo professor Benjamim Júnior, uma pesquisa sobre Web Services, no qual começámos a analisar este conceito com base no endereço que se segue, no entanto ainda não temos grande noção da necessidade de utilizar esta tecnologia.
http://www.w3schools.com/webservices/ws_
A primeira aula de Projeto foi orientada pelo Professor Hélder Caixinha, onde numa fase inicial fez referência aos objectivos desta unidade curricular, a sua estrutura modular, cronograma e avaliação da mesma.
Posteriormente foram-nos apresentadas as primeiras tarefas relativas a esta fase inicial, na qual nos encontramos, tais como a abertura do blogue do projeto na plataforma SAPO Campus, a criação da primeira versão do diagrama de Gantt do projeto e por fim o levantamento do estado de arte e briefing.