posts recentes

arquivos

tags

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012
#entrega01 - Estado da arte (1/3)

Estado da arte

Enquadramento teórico

As tecnologias de informação e comunicação representam, nas sociedades contemporâneas, uma importância central, tanto ao nível das transformações de carácter tecnológico, como das alterações na organização social e nas estruturas de base das sociedades.

As novas tecnologias unem o mundo e permitem a criação da chamada, por Castells, “sociedade em rede”. Estas permitem a transmissão de fluxos de imagens, sons, entre outros media. São também estas que dinamizam e estão na base dos fluxos de informação e conhecimento, provocando a emergência de um novo modelo de sociedade, onde a geração, o processamento e a transmissão de informação se tornam fontes fundamentais de produtividade e poder, que circulam com grande facilidade num espaço-tempo virtual, dando a possibilidade, a todos, de conhecer novas maneiras de fazer, de ser e viver no mundo que nos inserimos, sendo assim capaz de provocar grandes transformações nos comportamentos da nossa sociedade.

 

Após a análise da capacidade das novas tecnologias de informação e da comunicação, nos dias de hoje, considerou-se pertinente a abordagem da temática da Saúde. Esta representa, para a nossa sociedade, uma dimensão central na vida individual e colectiva, tal como justificam as preocupações sociais no que dizem respeito ao tipo de alimentação,  cuidados com o corpo, a adopção de estilos de vida saudáveis, entre outros aspectos. Por conseguinte, é notável a crescente utilização das TIC na procura de informação sobre estas mesmas preocupações, mas também a quantidade de informação existente e que dá resposta aos cidadãos que a procuram.

A utilização de tecnologias de informação e comunicação constitui-se assim, como um elemento essencial na construção de dinamismo comunicacional desta temática, pois permite aos indivíduos compreenderem melhor a sua própria saúde, e posteriormente agirem de forma a maximizar as suas práticas de bem-estar.

 

Pretende-se, deste modo, utilizar as novas tecnologias da comunicação para a promoção da saúde pública, valorizando a questão preventiva da saúde como o primeiro passo a dar por parte dos indivíduos. Cada vez mais se entende que “o paciente deve ter o poder de jogar um papel mais ativo nos seus próprios cuidados de saúde” (Collste), e a utilização dos novos media permite esta mesma atenção e responsabilização por parte dos mesmos.

Assim, pretende-se explorar/experimentar um meio capaz de sensibilizar e alertar a população para esta questão da saúde, através da utilização das TIC. E assim, aliado à prevenção em saúde, pretende-se incumbir o conceito de "dica", entenda-se, mensagem curta, direta e concisa. Estudos comprovam que a informação é mais facilmente absorvida aquando da transmissão num formato compacto e minimalista. Fenómenos como o Facebook e o Twitter são exemplos práticos desta teoria de "less is more". Neste último exemplo as mensagens são limitadas a um máximo de 140 caracteres, fazendo com que os seus utilizadores apenas escrevam o essencial para que os seus leitores apreendam a informação que pretendem transmitir.

Análise do estado da arte

Relativamente à análise do estado da arte do projeto foram realizadas diversas pesquisas, com o objectivo de encontrar produtos e serviços semelhantes ao nosso, tanto a nível tecnológico como temático. De um grande número de resultados encontrados, optámos por analisar, ao pormenor, apenas os cinco principais, contudo, também são disponibilizadas hiperligações para os restantes exemplos nas referências bibliográficas.

A pesquisa centrou-se nos conceitos de "dicas de saúde" e “prevenção” e, apesar de explorarmos com maior interesse as aplicações móveis e web, tivémos também em atenção outras plataformas/meios.

Mas mais importante do que a pesquisa e a descrição dos exemplos encontrados é a análise comparativa dos mesmos. Foram tidos em consideração critérios como a tecnologia, o público-alvo, as funcionalidades, a relevância e a análise SWOT.

 



publicado por brunoagarcia às 18:27
editado por catarinacbraga às 20:46
link do post | comentar | adicionar aos favoritos |

mais sobre mim

 

Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30