posts recentes

arquivos

tags

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012
#entega01 - Briefing

Briefing

“Dicas Preventivas de Saúde” constitui a ideia central do nosso projeto. Trata-se de uma plataforma com base em tecnologias da informação e comunicação (TIC), cujo principal objectivo incide na agilização da disseminação de mensagens com informação preventiva de saúde.

 

Tendo em conta o contexto globalizado e competitivo em que nos inserimos, a Saúde é umas das áreas que mais condiciona e preocupa todos os indivíduo de uma população, na persecução dos seus objetivos, principalmente o bem-estar, tanto ao nível pessoal como profissional.

Deste modo, consideramos tratar-se de uma área de elevado interesse e margem de inovação, na qual julgamos ser possível explorar e propor iniciativas que possam contribuir para o bem-estar da população. Pretende-se que como resultado de utilização desta plataforma, seja possível influenciar preventivamente a consciência dos indivíduos para temáticas particulares da saúde, contribuindo para uma maior consciencialização dos mesmos, nas suas responsabilidades e deveres relativas à manutenção da sua saúde física, mental e social.

 

Deste modo, pensamos que uma das formas mais eficazes de ajudarmos os indivíduos na valorização do seu bem-estar, será através da prevenção, reduzindo assim a possibilidade de incidência de diversas doenças nos mesmos. Optamos por não adotar uma atitude de análise/ diagnóstico de sintomas, nem de formas/ meios de tratamento dos mesmos, na medida em que não pretendemos substituir os diversos profissionais desta área, mas sim, contribuir para a valorização da saúde pública.

Assim, para além de colaborar na redução da incidência de doenças e no bem-estar individual, pretendemos também contribuir para um fenómeno de cultura de convergência, onde as TIC são colocadas ao serviço de iniciativas preventivas na saúde dos cidadãos, de modo a que a prevenção corresponda a uma primeira linha de ação mais eficaz, contribuindo de certa forma para uma maior otimização das despesas e afetação de recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Numa perspetiva de a comunicação, mediada por novas tecnologias e novos media, potenciar a disponibilização e acesso à informação por parte dos cidadãos (por exemplo baseada na internet e dispositivos móveis), com este projeto pretende-se experimentar e estudar o impacto deste paradigma de comunicação, nomeadamente através de mensagens liminarmente simplificadas na sua estrutura e complexidade (por exemplo os modelos de comunicação do Twiter e Facebook).

 

Propomos, deste modo, disponibilizar dicas diárias, diretas, concisas e sem a presença de vocabulário técnico, que dificulta a compreensão de determinadas mensagens pela população geral. Esperamos por isso, verificar se esta simplicidade e velocidade da informação permite uma maior eficácia no que diz respeito à sua absorção e aplicação, por parte do indivíduo que a recebe. A próxima imagem, retirada de um estudo da Buddy Media, ilustra a diferença do envolvimento dos utilizadores com mensagens com mais e menos de 80 caracteres.

 

Ilustração 1 - Envolvimentos dos utilizadores

(Informação retirada de: http://www.buddymedia.com/newsroom/2011/09/introducing-our-latest-research-a-statistical-review-for-the-retail-industry-strategies-for-effective-facebook-wall-posts/)

 

No que diz respeito ao conteúdo a ser difundido em forma de dica, tal como é mencionado no ponto anterior, pensamos que este poderá ser elaborado pelas diversas entidades públicas de saúde, na medida em que estas apresentam um maior conhecimento relativo a esta temática que abordamos, e para além disso, têm ao seu dispor uma outra forma possível de prevenção da saúde pública.




mais sobre mim

 

Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30